FUN – O MOVIMENTO DA ALEGRIA NA MODA


MOMENTOS FELIZES:

Com o corre-corre do dia-a-dia, o stress e a pressão da vida agitada, muitas pessoas tem recorrido a experiências inusitadas para sair da rotina e viver momentos felizes. A moda por sua vez, analisando comportamento e registrando essa necessidade vital para as pessoas (a busca incanssável pela felicidade), procura adaptar produtos para encantar seus consumidores. Cores, brilho, diversão, pronto. O universo fun está composto. Fun é uma palavra de origem inglesa que significa graça, gracejo, diversão e brincadeira no sujeito, e como adjetivo significa divertido e legal. A diversão na moda também possui plataformas diferentes, seja na divulgação, celebridades, ambientação da loja e é claro, nas coleções. Deixa o pretinho básico funcional do dia-a-dia de lado por um momento, e se entregue as cores e brilhos do universo fun.

FLASH MOB – EXPERIÊNCIAS DE FELICIDADE EM MEIO A MULTIDÃO.

As fash-mob,s estão cada vez mais popularizadas nas grandes cidades, causando impacto e promovendo novas sensações nas pessoas, alegria, euforia e muito wow-effect. Se caracteriza por um grupo de pessoas que se encontram subbitamente em um lugar público para realizar um ato incomum e sem sentido e logo depois se disperça. Geralmente é combinado por telefonemas, redes sociais e e-mails virais e tem horário para iniciar e para encerrar.O primeiro flash mob foi organizado via e-mail (com o endereço themobproject@yahoo.com, criado para este fim), pelo jornalista Bill Wasik, em Manhattan. Mandando o e-mail para 40 ou 50 amigos (de maneira que eles não soubessem que o evento fora planejado pelo próprio jornalista), Bill convidou as pessoas a aparecerem em frente à loja de acessórios femininos Claire’s Acessories. Segundo ele, “A ideia era de que as próprias pessoas se tornassem o show e que, apenas respondendo a este e-mail aleatório, essas pessoas criassem algo” em um mob anônimo e sem liderança. No entanto, a loja foi avisada antes do acontecimento e a polícia foi acionada, evitando que as pessoas ficassem na frente da loja, frustrando os planos do primeiro mob. O segundo mob aconteceu em 3 de junho de 2003, na loja de departamentos Macy’s. Wasik e amigos distribuiram flyers para pessoas que passavam nas ruas, indicando quatro bares em Manhattan, onde elas receberam instruções adicionais sobre o caráter e o lugar do evento, minutos antes do seu início – para evitar o mesmo problema que ocorreu com o primeiro.Mais de 100 pessoas juntaram-se no 9º andar de tapetes da loja de departamento, reunindo-se em volta de um tapete caro. Qualquer um aproximado
por um vendedor foi avisado a falar que as pessoas reunidas no andar viviam juntas em um depósito nos arredores de Nova York, que estavam procurando por um “tapete do amor” e que todos faziam suas decisões de compra em grupo. A flash mob começou a se popularizar através do Youtube em 2009, quando o vídeo Frozen Grand Central chegou a marca dos 117 mil acessos naquela época, atualmente está com mais de 27 milhões de acessos. O vídeo se trata de pessoas que combinaram ficar paradas (exatamente estáticas como se fosse de pedra) em uma área de grande circulação de pessoas, uma estação de trem (nada mais nada menos que a maior estação de trem do mundo). A sensação que se passa nas pessoas ao final da flash mob é de surpresa e alegria. A brincadeira foi recriada pelos fãs em mais de 100 cidades ao redor do mundo. Vejam:

http://www.youtube.com/watch?v=jwMj3PJDxuo

Outra famosa flash mob realizada ao redor do mundo é a Pillow Fight (luta com travesseiro). Justamente movido pela vontade de ter momentos feliz, as pessoas relembram essa brincadeira que se fazia quando se era criança trazendo de volta essa sensação de alegria que só uma criança tem. A brincadeira tem regras e hora de inicio e fim. também faz sucesso em várias cidades do mundo, inclusive brasileiras.

http://www.youtube.com/watch?v=IVms_sahfak

http://www.youtube.com/watch?v=8b7zDUegpXY&feature=fvst

Outro tipo de flash mob que tem chamado a atenção é as com dança. Uma delas foi realizada em homenagem ao Michael Jackson logo após sua morte.

http://www.youtube.com/watch?v=lVJVRywgmYM

No mesmo impacto da dança, se encontra o maior flash mob já registrado até hoje no mundo todo. I got a felling do Black Eyed Peas trouxe muita gente pra rua. Reparem que a multidão se encontra em várias ruas de Chicago.

http://www.youtube.com/watch?v=WwRo0iCvoYE

O FUN NA DIVULGAÇÃO DAS MARCAS DE MODA:

Percebendo essa tendência de busca de felicidade, de válvula de escape da rotina e de retorno a infância e aos bons momentos da vida, o mercado da moda assimila essas informações e transforma tudo isso em produtos. As cores vibrantes, as estampas carregadas e que remetem a infância, os congas e sapatos que usamos na infância estão tomando conta das lojas. Para tudo isso, a comunicação precisa ser clara e direta com o consumidor. É o caso da Befree, marca jovem da Rússia, que fez um lookbook lindo de se ver. Os modelos expressão alegria e descontração em todas as fotos, que possui um cenário cheio de cor, bolas, balões, que nos remetem a infância. A propósito, as estampas até mesmo os modelos tem esse apelo mais descontraído e infantil.

Aliada ao design, a havainas lançou a sandália floral, e para divulgação, fez uma intervenção em alguns pontos estratégicos, espalhando sandálias gigantes que saiam flores de dentro dela, como se fosse um jardim. Ficou lindo, criativo e mudou a rotina das pessoas.

A Versus, marca jovem da Versce também ousou ao levar para a passarela esse resgate da memória infantil, compondo um grande cenário recriando um parque com brinquedos antigos e enferrujados, com a grama e flores reais, convidando o consumidor a uma deliciosa brincadeira. A coleção também primavera verão 2011 da marca é totalmente fun, com cores vibrantes e belas estampas.

http://www.youtube.com/watch?v=yD7RWfGW3tg

A Cavalera promoveu um desfile-festa para encerrar o penúltimo dia do São Paulo Fashion Week. O cenário era rosa e branco, forrado com um tapetinho da Pantera-Cor-de-Rosa. E os modelos que desfilavam, paravam no meio da passarela para ficar na comemoração. A estilista Thaís Losso se inspiou naquelas divertidas festas de apartamento, que em sua opinião são as melhores.Para descontrair ainda mais a coleção e a festa, Thaís deu vida a personagens como a de Audrey Hepburn, no filme Bonequinha de Luxo, Cicciolina, que apareceu nas estampas das camisetas e à Pantera Cor-de-Rosa. O inverno 2003 da Cavalera foi bem colorido e cheio de referências dos anos 60. Vestidinhos sem decotes, tubinhos, jeans e moletons com estampas de desenhos animados mostram uma moda divertida. Até peças mais formais como tailleurs e blazers ganham irreverência com as estampas divertidas da marca. Os desfiles das semanas de moda são uma ótima ferramenta para divulgar coleções.

http://br.mytrace.tv/video/iLyROoafYmUK.html

CELEBRIDADES DA MODA FUN:

O fun na moda também foi muito disseminado por algumas celebridades adotarem um certo estilo de se vestir. Katy Perry é um dos grandes ícones da moda fun, usando roupas bem coloridas, com estampas que remetem ao mundo infantil e muito brilho. Além disso, como foi falado no post mesmo que seja estranho seja você, os clipes das músicas da artista são recheados de cor, brinquedos infantis, e doces. Isso com certeza nos faz lembrar de alguma fase boa do nosso passado.

http://www.wat.tv/video/katy-perry-last-friday-night-3t5xv_2zicp_.html

Já a nacional banda Restart, popular por suas roupas coloridas e também por dissiminar a tribo new emo, que são mais conhecidos como coloridos. A banda de emotion hardcore, além de emplacar muitas músicas, emplacou também o estilo nos adolescentes brasileiros com uma moda divertida e descontraída. A energia das cores está dando o que falar, e isso prova que por aqui, celebridades também ditam a moda do fun. A banda já tem até um comércio eletronico para vender seus produtos, é o Restart Shop Oficial Loja Virtual. Vale a pena dar uma olhada no design dos produtos,. Nos clips, o detalhe além das cores elétricas, ficam por conta da edição de vídeo que dão uma certa diversão para o filme. detalhe também para as estampas. Tudo fala uma mesma linguagem.

http://www.youtube.com/watch?v=1pGh-wLu1pA

VITRINES FUN –  A DIVERSÃO NA VITRINE PARA ATRAIR CONSUMIDORES:

A vitrine é o elo mais rápido de comunicação entre a marca e o consumidor. É nela que a empresa deve manter o foco do ponto de venda. Hoje em dia, uma vitrine deve comunicar muito mais do que preço, formas de pagamento e promoções, pois os consumidores estão a procura de emoções e principalmente a fuga da rotina. Muitas vezes me pego passeando pela avenida Brasil (ainda mais em épocas de promoção) e sinto como se todas as vitrines fossem iguais. Grandes placas de promoção tampando a vitrine, 50 % daqui, %0% dali. Poxa!!! Será mesmo que só o preço é o que importa? E o conceito da marca? Onde fica? Pensando nisso e nas tendências fun que muitas marcas passaram a investir mais em suas vitrines.

A Louis Vuitton, por exemplo fez uma vitrine com manequins expostas com a cabeça dentro da bolsa, uma coisa estranha, louca, mas que já chama a atenção para o conceito e para o produto, afinal, quem não tem dinheiro para comprar a roupa, compra o acessório, a bolda provavelmente. Bolsas são objeto de desejo e por esse motivo as mulheres sempre pensam em ter um modelo novo.

A Miss Sisty, trouxe para a vitrine enormes olhos coloridos que piscvam, uma verdadeira chamada de atenção do tipo, ei, olha pra cá. A vitrine não era colorida porque o dono achou bonito, mas porque tinha haver com a coleção, que era cheia de cores inspirada nos anos 80. Moderna e criativa a vitrine chamou a atenção de longe.

O filme Alice no País das Maravilhas foi tendência de vitrine e virou febre em todo o mundo se tornando inspiração para todos os tipos de profissionais inclusive designers. Mas a febre chegou também as vitrines de várias marcas. A loja de departamento de Paris, Printemps, em parceria com a Disney, convidou diversos grandes estilistas, entre eles Alexander McQueen, para criarem looks inspirados no filme de Tim Burton, e essas incriveis criações fazem parte das diversas vitrines da loja, inspiradas no País das Mravilhas de Tim Burton.

Para se fazer uma vitrine basta se ter uma boa inspiração e um pouco de mão aberta para investir. O retorno é garantido, já que se faz uma divulgação também, como é o caso da Printemps, que fez esse vídeo convidando o público para ver a vitrine. Mas claro que acabaram comprando alguma coisa.

http://www.youtube.com/watch?v=a2Bgif8wuac

Qual será o próximo filme tendência?

Já está na hora dos lojistas brasileiros começarem a trabalhar com conceito, não apenas pela arte das vitrines, mas pela própria sobrevivencia no mercado. O consumidor não quer apenas uma roupa, ele quer que essa roupa venha incutida de emoções e principalmente alegria. Vamos usar nossa criatividade lojistas de Balneário Camboriú.

Cross

Agora quero saber a sua opinião sobre esse assunto: Fique a vontade para expor suas idéias. Atenciosamente: Cross